Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NPOR/25ºBC

Acessos: 1235

                                                                                           

                    Histórico do NPOR

              De acordo com a Portaria Nº 198-EME, de 23 de Dezembro de 2010, foi criado, a partir de 1º de janeiro de 2011, o Núcleo de Preparação de Oficial da Reserva ( NPOR ) de Infantaria no 25ºBC.

              Na atualidade, o 25ºBC continua honrando suas tradições, cumprindo fielmente todas as atividades ligadas o seu adestramento militar, bem como, de acordo com a Carta Magna Brasileira, auxiliando o processo evolutivo nacional por intermédio da realização de atividades subsidíarias.

                    CPOR e NPOR

            São estabelecimentos de ensino militar de formação de grau médio, da linha do ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.         

           Os candidatos à matrícula nos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) devem comparecer à seleção, conforme indicado pela Junta de Serviço Militar.          O ingresso aos Cursos de Formação de Oficiais da Reserva se dá durante o período de seleção para o Serviço Militar Obrigatório (alistamento). Os candidatos, se considerados aptos na Seleção Geral a que forem submetidos, serão encaminhados à Seleção Especial para CPOR / NPOR. Os candidatos para o CPOR / NPOR devem estar cursando Ensino Superior.         

        A finalidade precípua dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva é formar o Aspirante-a-Oficial da reserva não remunerada (R/2), habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE), transmitindo-lhe valores, tradições e princípios cultuados no Exército Brasileiro, contribuindo para torná-lo um cidadão íntegro, consciente dos seus direitos e deveres perante a sociedade civil, agente multiplicador dos ensinamentos adquiridos na caserna e a voz civil do Exército na sociedade do amanhã. Ser reconhecido, no âmbito militar e civil, como Estabelecimento de Ensino de referência e excelência, na formação de Oficiais da Reserva e no desempenho institucional.       

      O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 25º Batalhão de Caçadores (NPOR/25º BC), subordinado ao Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), tem origem com a portaria nº 198 - EME, de 23 de dezembro de 2010. A partir de 01 Jan 11, o NPOR/25º BC tem a missão de formar Oficiais Temporários para atender as necessidades do Exército Brasileiro, sobretudo no Estado do Piauí. Foi implantado e teve sua primeira turma formada no ano de 2011. Desde então, todos os anos aqui ingressam 20 alunos, os quais realizam o curso de formação que tem duração de cerca de 10 meses. No corrente ano, estamos com a 7ª turma de alunos e já colhemos frutos das turmas anteriores, com a participação de oficiais, aqui formados, na formação dos nossos alunos e nas diversas Atividades do Batalhão.


                                             

Fim do conteúdo da página