Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Acessos: 1070

                                                                   
   

                                                                 TENENTE CORONEL FRANCISCO NIXON LOPES FROTA

É natural de Fortaleza (CE), onde nasceu em 28 de agosto de 1973. Ingressou nas fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1991, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP).

Ao ser nomeado Comandante do 25º Batalhão de Caçadores, Batalhão Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco, exercia a função de Chefe da Seção de Inteligência do Comando Logístico (COLOG).

É bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN); Pós-graduado “Lato Sensu” em Análise de Inteligência Militar pela Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx); Mestre em Operações Militares “Stricto Sensu” pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), com ênfase em Inteligência Militar; e Mestre em Ciências Militares “Stricto Senso” pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), com ênfase em Geopolítica da América do Sul e Defesa Nacional.

Possui o Curso Básico de Inteligência, o Curso Intermediário de Inteligência e o Curso Avançado de Inteligência, todos pela EsIMEx. Realizou os Estágios de Inteligência Níveis I, II e III; o Estágio de Adaptação na Caatinga; o Estágio de Vida na Selva; o Curso de Auditoria de Fraudes e Gestão de Riscos pelo Instituto dos Auditores Independentes (IIA Brasil); Cursos de Planejamento Estratégico Organizacional (PEO) pela Escola de Instrução Especializada (EsIE) e pela Fundação Trompowsky; o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) pela EsAO; e o Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) pela ECEME.

Durante sua carreira, dentre outras atribuições, desempenhou a função de Oficial de Comunicação Social e Chefe da Seção de Inteligência do Comando Militar da Amazônia, Chefe da Seção de Inteligência do Comando Logístico e Chefe da Agência de Inteligência do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Foi oficial de ligação da Operação Conjunta São Joaquim (Brasil – Colômbia), nomeado comandante de organização militar valor subunidade na 3ª Brigada de Infantaria Motorizada e Comandante de Órgãos de Inteligência no âmbito da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e do Comando Militar do Planalto. Foi promovido a Tenente Coronel em 31 de agosto de 2015 e agraciado com as seguintes condecorações nacionais: Medalha Militar de Prata, Medalha do Pacificador, Medalha do Serviço Amazônico Passador de Prata, Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado de Goiás e a Comenda Cristalinense do Mérito Legislativo Vereador Regis Luiz Barrichello.

 

Fim do conteúdo da página